O site da Variety informou há pouco uma notícia triste para os cinéfilos brasileiros: Tropa de Elite 2 não está mais na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Dos 63 filmes inscritos – e para quem não se lembra, Tropa 2 foi a escolha do Ministério da Cultura para representante brasileiro – nove foram selecionados e divulgados hoje pela Academia, e o longa de José Padilha não está entre eles.
Outra surpresa é que o elogiado longa chinês The Flowers of War, com Christian Bale (Batman – O Cavaleiro das Trevas) no papel principal, também não segue na competição.
Continuam na disputa alguns dos considerados favoritos, como o documentário em 3D Pina, do alemão Wim Wender, e, principalmente, A Separação (foto), do Irã, vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro no último domingo.
Mas isso não significa que Tropa 2 não tenha mais chances. Cidade de Deus não concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2003, mas em compensação disputou outros quatro prêmios na cerimônia de 2004 (Melhor Diretor, Montagem, Fotografia e Roteiro Adaptado). De qualquer maneira, o filme de José Padilha se mantém como a produção nacional mais assistida de todos os tempos no Brasil (com um público de mais 11 milhões de pessoas).
Os votantes da Academia assistirão novamente aos longas pré-selecionados e os cinco indicados finais a Melhor Filme Estrangeiro serão anunciados no próximo dia 24. Confira quem ainda está no páreo:
- Alemanha, Pina, dirigido por Wim Wenders
- Bélgica, Bullhead, dirigido por Michael R. Roskam
- Canadá, Monsieur Lazhar, dirigido por Philippe Falardeau
- Dinamarca, Superclásico, dirigido por Ole Christian Madsen
- Irã, A Separação, dirigido por Asghar Farhadi
- Israel, Footnote, dirigido por Joseph Cedar
- Marrocos, Omar Killed Me, dirigido por Roschdy Zem
- Polônia, In Darkness, dirigido por Agnieszka Holland
- Taiwan, Warriors of the Rainbow: Seediq Bale, dirigido por Wei Te-sheng
A 84ª cerimônia do Oscar ocorre no dia 26 de fevereiro.
Fonte:Cinema em Cena
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.