Foram anunciados os vencedores da 15ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada de 20 a 28 de janeiro na histórica cidade mineira.
O Júri Jovem e o Júri da Crítica escolheram os vencedores entre os filmes presentes na Mostra Aurora e os curtas exibidos na Mostra Foco. Já os escolhidos por voto popular foram exibidos na programação regular do evento.
O Júri da Crítica foi composto por Cezar Migliorin (UFF-RJ), Ruben Caixeta (UFMG-MG), Ramayana Lima (Unisul-SC), Andrea Ormond (crítica, SP) e José Carlos Avellar (crítico, RJ). Eles elegeram o longa A Cidade é Uma Só?, de Adirley Queirós, do Distrito Federal. Entre os curtas-metragens, o escolhido foi o carioca Quando Morremos à Noite, de Eduardo Morotó.
Cinco estudantes universitários selecionados pela Mostra formaram o Júri Jovem, que escolheu como Melhor Filme o longa carioca HU, de Pedro Urano e Joana Traub Cseko, que narra a história de um prédio modernista.
O único mineiro vencedor foi o Melhor Longa eleito pelo Júri Popular: o documentário O Mineiro e o Queijo, de Helvécio Ratton (Batismo de Sangue). O curta escolhido foi o paulista L, de Thais Fujinaga, que também recebeu o Prêmio Aquisição Canal Brasil, no valor de R$15 mil, além de ser exibido na programação do canal.
Confira a lista completa dos vencedores:
Júri da Crítica
Prêmio Aurora de Melhor Filme – A Cidade é Uma Só?, de Adirley Queirós (DF)
Prêmio Aurora de Melhor Curta – Quando Morremos à Noite, de Eduardo Morotó (RJ)
Júri Jovem
Prêmio Aurora de Melhor Filme – HU, de Pedro Urano e Joana Traub Cseko (RJ)
Júri Popular
Melhor Curta – L, de Thais Fujinaga (SP)
Melhor Longa – O Mineiro e o Queijo, de Helvécio Ratton (MG)
Prêmio Aquisição Canal Brasil
L, de Thais Fujinaga (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.