quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mostra do Cinema Sueco tem início em Brasília

Começa nesta quinta-feira, dia 12, a mostra De Bergman ao Moderno Cinema Sueco, realizada a partir de uma parceria entre a Embaixada da Suécia e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Até domingo, dia 15, o Cine Brasília irá exibir gratuitamente cerca de três filmes por dia, sendo o primeiro deles do renomado diretor Ingmar Bergman (O Sétimo Selo) e os outros do cinema contemporâneo produzido na Suécia.
O atual cinema sueco tem ganhado destaque após refilmagens de alguns de seus novos sucessos, como Os Homens que Não Amavam as Mulheres, de Niels Oplev, que ganhou um remake dirigido por David Fincher (Millenium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres), e Deixa Ela Entrar, de Tomas Alfredson (O Espião que Sabia Demais), refilmado por Matt Reeves (Deixe-me Entrar).
Tanto Os Homens que Não Amavam as Mulheres quanto Deixa ela entrar estão na mostra, assim como Vocês, os Vivos, de Roy Andersson, e a animação de ficção-científica Metropia, de Tarik Saleh, ainda inédita no Brasil.
Todos os filmes terão entrada franca e legendas em português. Confira a programação completa e sinopses dos longas:

12/1 Quinta-feira
19.30  O sétimo Selo (Bergman)
21.30  Metropia (Saleh)

13/1 Sexta-feira
17.30  A fonte da Donzela (Bergman)
19.30  Jalla Jalla (Fares)
21.30  Corações em Conflito (Moodysson)

14/1 Sábado
17.30  Gritos e sussurros (Bergman)
19.30  Deixa ela entrar (Alfredsson)
21.30  Os homens que não amavam (Oplev)

15/1 Domingo
17.30  Morangos Silvestres (Bergman)
19.30  Patrik 1,5 (Lemhagen)
21.30  Vocês, os Vivos (Andersson)

A Fonte da Donzela (Ljungfrukällan), de Ingmar Bergman. 1960, DVD, 89’.
A fonte da donzela conta a estória, passada na Suécia medieval, de um próspero Cristão cuja filha, Karin (Birgitta Pettersson) é indicada a levar velas para a igreja. Karin é acompanhada por sua irmã de criação grávida, Ingeri (Gunnel Lindblom), que secretamente adora o deus nórdico Odin. Durante seus percursos à cavalo através da floresta, Karin embarca em sua própria jornada.

Corações em Conflito (Mammut), de Lukas Moodysson. 2009, DVD, 120’.
Durante uma viagem à Tailândia, um empresário Americano bem-sucedido tenta mudar radicalmente sua vida. De volta a Nova Iorque, sua esposa e sua filha vêm seus relacionamentos com a empregada Filipina mudando. Ao mesmo tempo, nas Filipinas, a família da empregada luta para lidar com a ausência dela..

Deixa ela entrar (Låt den rätta komma in), de Tomas Alfredsson. 2008, 35 mm, 115’.
Oscar, um garoto negligenciado e que sofre bullying, encontra amor e vingança através de Eli, uma bonita mas peculiar garota que vem a ser uma vampira.

Gritos e sussurros (Viskningar och Rop), de Ingmar Bergman. 1972, DVD, 106’.
Quando uma mulher que está morrendo de câncer na Suécia da virada do século é visitada por suas duas irmãs, antigos sentimentos reprimidos entre elas vêm à tona.

Jalla Jalla, de Josef Fares. 2000, DVD, 88’.
Roro e Måns que são melhores amigos, trabalham na administração do parque – limpando a lagoa dos patos e recolhendo o cocô do cachorro. Lisa, a namorada de Roro, quer ser apresentada à família dele, mas ele vem evitando há muito tempo por causa das tradições de sua família Libanesa. Quando Roro finalmente decide apresentar Lisa a sua família, ele entra em no apartamento cheio de parentes que estão planejando o casamento dele com Yasmine, uma garota Libanesa.

Metropia, de Tarik Saleh. 2009, Blue-ray, 96’.
Em um futuro próximo, as reservas de petróleo já estão quase no fim e a Europa está interligada por vários túneis subterrâneos. Quando está navegando por esses túneis, Roger ouve vozes, uma em particular. Buscando uma forma de livrar-se da voz só leva Roger a uma conspiração bizarra de controle de mente e corpo.

Morangos Silvestres (Smultronstället), de Ingmar Bergman. 1957, DVD, 91’.
Após viver uma vida marcada pela frieza, um professor que está envelhecendo é forçado a confrontar o vazio de sua existência.

O sétimo Selo (Det sjunde inseglet), de Ingmar Bergman. 1957, 96’, DVD.
Um homem busca respostas sobre a vida, morte, e a existência de Deus como se jogasse xadrez contra o Grande Ceifador durante a Peste Negra.

Os homens que não amavam as mulheres (Män som hatar kvinnor), de Nils Oplev. 2009, DVD, 152’. Um jornalista é auxiliado por uma hacker em sua procura por uma mulher desaparecida – ou morta – há quarenta anos.

Patrik 1,5, de Ella Lemhagen. 2008, DVD, 103’.
Um casal de gays Suecos adotam o que eles acreditam ser um órfão de 1,5 anos de idade, somente até encontrarem seu novo filho, um delinquente homofóbico de 15 anos.

Vocês, os Vivos (Du levande), de Roy Andersson. 2007, 35mm, 95’.
Vocês os vivos, é um filme sobre a humanidade, sua grandeza e sua baixeza, alegria e tristeza, sua autoconfiança e ansiedade, seu desejo de amar e ser amado.
Agradecemoa ao leitor João Golin pela sugestão de nota!

Fonte: Cinema em Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.