Estão abertas até o dia 22 de março as inscrições para a 20ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil – Anima Mundi 2012. As inscrições podem ser feitas na página do festival, sem restrições quanto ao gênero e tema dos filmes. O festival acontecerá entre os dias 13 e 22 de julho, no Rio de Janeiro, e de 25 a 29 do mesmo mês, em São Paulo.
Os prêmios variam de R$ 3 mil a R$ 10 mil, de acordo com a categoria das sessões competitivas, que são: Curtas, Curtas Infantis, Curtas Brasileiros, Curtas de Estudante, Longas, Longas Infantis e Portfólio. O primeiro lugar de cada categoria receberá também um troféu Anima Mundi, além do prêmio em dinheiro.
O festival é qualificado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, o que permite ao filme vencedor do Prêmio Melhor Curta de Animação ser selecionado para concorrer ao Oscar, desde que cumpra os requisitos exigidos pelas regras da Academia.
O Anima Mundi foi criado em 1993 por um grupo de quatro animadores brasileiros: Marcos Magalhães, Aída Queiroz, César Coelho e Léa Zagury. Eles se conheceram durante um curso de animação promovido pela antiga Embrafilme, em convênio com a National Film Board do Canadá, em 1985.
Anos mais tarde, este grupo decide criar um projeto que expandisse o mercado da animação no Brasil. Assim nasceu a ideia de um festival de animação. Obtiveram o patrocínio do Banco do Brasil e em 1993 realizaram o primeiro festival internacional de filmes e vídeos no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
Em 20 anos de existência, o festival tornou-se o principal evento do gênero na América Latina. Costuma reunir em sua programação a elite da produção nacional e internacional da animação, além de contar com a frequente presença de representantes governamentais da área do Audiovisual no Brasil. O festival conta com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Federal de Incentivo Fiscal (Lei Rouanet).
O Anima Mundi promove uma série de outras atividades, além das mostras competitivas, tais como: cursos regulares de animação em sua sede, no Rio de Janeiro; mostras itinerantes de animação, realizadas em várias cidades do país e mesmo no exterior; e o projeto Anima Escola, que leva a capacitação em linguagem de animação a professores e alunos em colégios municipais e estaduais do Rio de Janeiro.
Fonte:Cinema em Cena
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.