terça-feira, 22 de novembro de 2011

Um olhar para a diversidade - Forumdoc BH



Forumdoc.bh celebra 15 anos de trajetória e reforça seu objetivo de pensar o cinema de uma forma mais democrática; programação ocorre durante 14 dias e reúne mostras retrospectivas, competitivas, curso e Fórum de Debates
Referência nacional na exibição do cinema de não ficção, o forumdoc.bh -  Festival do Cinema Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte – apresenta a programação de mais uma edição, desta vez comemorativa, celebrando os 15 anos de sua trajetória. De 21 de novembro a 4 de dezembro, o festival vai exibir 100 filmes, diferentes em sua origem, forma e conteúdo, mas que possuem uma característica da mesma natureza: chamar a atenção para a diversidade de perspectivas.
A programação, tradicionalmente gratuita, contempla mostras retrospectivas de movimentos emblemáticos para o cinema documental, seleções competitivas nacional e estrangeira, um Fórum de Debates, o curso “Dilemas da Observação”, conduzido pelo cineasta Eduardo Escorel, sessões comentadas e, pela primeira vez no festival, o Encontro de Realizadores (mais informações abaixo). As atividades ocorrem, simultaneamente, no Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes, no Centro Cultural da UFMG e Campus da UFMG.
Ao longo dos anos, o forumdoc.bh se transformou em uma importante janela de exibição, com o objetivo de pensar o cinema contemporâneo de forma mais democrática. “O festival abre espaço para realidades distintas, para produções realizadas por diversos grupos sociais. É uma forma de mostrar o que, muitas vezes, está ‘invisibilzado’, apesar da grande importância formal, estética e política dessas obras”, sublinha a coordenadora do forumdoc.bh, Júnia Torres.
Seguindo essa linha de raciocínio, a programação desta 15ª edição será inaugurada por um debate e, na sequência, pela exibição de dois filmes que marcaram o discurso documental, filmes que são totalmente alheios ao lugar-comum: o norte-americano Nanook, o esquimó (1922), de Robert Flaherty; e o inglês Drifters (1929), de John Grierson. A sessão ocorre às 14 horas, no Auditório Sônia Viegas, na Fafich | UFMG. Antes, às 11 horas, será promovida a conferência “Lições de Caça”, conduzida pelo índio yekuana e vice-presidente da Associação Indígena Hutukara, Maurício Yekuana.
Também como destaque da abertura do forumdoc.bh será exibido As Hiper Mulheres, documentário dirigido pelo antropólogo e cineasta Carlos Fausto, pelo documentarista Leonardo Sette e pelo curtametragista e indígena do Alto Xingu, Takumã kuikuro. A sessão será realizada às 19h30, no Cine Humberto Mauro. Logo após a exibição, os realizadores participam de um debate sobre o longa.
Júnia Torres ressalta que para celebrar este percurso de 15 anos do forumdoc.bh foram convidados  cineastas, antropólogos e estudiosos que ajudaram a construir a história do festival. Profissionais reconhecidos internacionalmente por sua importância na cena documental como Jean-Claude Bernardet, Vincent Carelli, Eduardo Escorel, Divino Xavante, Tânia Stolze e Altair Paixão estarãoem Belo Horizontepara participarem de sessões comentadas e mesas de debates. “Essas pessoas foram fundamentais para a construção do forumdoc.bh e por isso estarão aqui, nesta edição comemorativa”, destaca.

Fonte: Cineclube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.