quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Amazonas Film Festival 2011

 
 
 
Tem início na noite desta quinta-feira, dia 3, a 8ª edição do Amanozas Film Festival, que traz para o maior estado do Brasil, até o dia 9, filmes inéditos no circuito comercial.

A sessão de abertura - que ocorre hoje, as 19h30, no Teatro Amazonas - será com o filme Xingu, produção da O2, ainda inédito no país. Dirigido por Cao Hamburger (O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias), o longa conta a história dos irmãos Villa-Boas, responsáveis pela criação do primeiro parque indígena de grandes proporções no Brasil, o parque Xingu. A sessão terá presença do diretor do filme, dos produtores, e do elenco principal: Felipe Camargo, João Miguel, Caio Blat e Maria Flor. Além disso, o longa será apresentado por Fernando Meirelles (Cidade de Deus), que, além de ser o produtor de Xingu, será o Presidente de Honra desta edição do festival.
Um dos diferenciais do festival é tentar levar filmes a uma parcela da população que não tem acesso ao cinema. Além das exibições em Manaus, as mostras paralelas chegam a municípios do interior cujas distâncias chegam a exigir vários dias de viagem de barco. A mostra de cinema inclusivo acontece em hospitais, presídios, centros de reabilitação de menores, dependentes químicos e em alguns vários municípios do interior. Já a mostra Outra Visão do Cinema une audiodescrição, linguagem de sinais e legenda em português para atender aos deficientes visuais.
Um dos destaques da programação está no fato dela sediar, de 7 a 9 de novembro o seminário Iberoamericans Films Crossing Boarders, que tem por objetivo auxiliar os profissionais a fazerem seus filmes circularem fora do Brasil. Outra destaque é o filme Ganga Bruta. Dirigido pelo cultuado cineasta Humberto Mauro (Tesouro Perdido), em 1933. Ele será exibido no dia 6 de novembro, no Teatro Amazonas, com o acompanhamento de uma orquestra filarmônica do Amazonas.
O festival terá 3 mostra competitivas, premiando o melhor curta-metragem do Brasil, o melhor curta-metragem do Amazonas e o melhor longa-metragem internacional. Farão parte do juri: Randa Haines (Os Filhos do Silêncio), o cubano Ivan Giroud, o ator mexicano Alfonso Herrera, Tizuka Yamasaki (Gaijin- Caminhos da Liberdade) e Cao Hamburger.
São 25 curta-metragens concorrendo e 8 longas, todos inéditos no circuito comercial: A Separação, de Asghar Farhadi; Eu Receberia As Piores Notícias De Seus Lindos Lábios, de Beto Brant; Late Bloomers - O Amor Não Tem Fim, de Julie Gavras; O Carteiro, de Reginaldo Faria; La Source Des Femmes, de Radu Mihaileanu; Os Últimos Cangaceiros, de Wolney Oliveira; The First Grader, de Justin Chadwick; O Estudante, de Santiago Mitre.

Fonte: Cinema em Cena
por Larissa Padron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.