terça-feira, 15 de novembro de 2011

Terceira edição do Diálogos Brasil Audiovisual

A terceira edição do Diálogos Brasil Audiovisual aconteceu na última sexta-feira, 11 de novembro, durante a programação do 18º Vitória Cine Vídeo. O encontro contou com a presença da secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana, do subsecretário de Estado de Cultura, Erlon Paschoal, e da subsecretária de Cultura de Vitória, Beth Caser.
Durante o evento foram destacadas as políticas públicas voltadas para o audiovisual, que já estão em andamento, e as perspectivas de novas ações para o setor. A secretária do Audiovisual ressaltou a importância da discussão conjunta entre Governo Federal, Estado, Municípios e realizadores para a construção de uma política efetiva: “Facilita muito quando a gente escuta e faz junto com aqueles que de fato realizam”.
De acordo com Ana Paula Santana, a principal meta da atual gestão da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC) é posicionar o setor como assunto estratégico de Estado e não apenas de Governo. “O audiovisual movimenta a diversidade cultural, econômica e social. Trata-se de uma atividade coletiva com reflexos em diversos setores”, apontou a secretária.
O atual planejamento estratégico da SAv prioriza a capacitação, através de um plano formacional que tem como objetivo formar técnicos para o audiovisual e usar o audiovisual como ferramenta de formação. De acordo com a secretária “a qualificação deve ser lapidada e direcionada a todos os envolvidos na produção, do eletricista ao ator”.
Ana Paula apontou ainda o interesse da SAv em criar um programa para o audiovisual nos moldes do Pronaf, que contemple produção, difusão, distribuição e exibição. “A SAv tem espaço para o audiovisual autoral, cultura e comercial. Temos que fazer políticas públicas direcionadas para cada segmento. Queremos fortalecer micro e pequenas produtoras, gerando sustentabilidade para o setor”, disse.
A secretária ressaltou ainda a importância de preservar os acervos audiovisuais: “Muitos realizadores nunca incluíram a cópia de preservação no orçamento da obra. A idéia do Kit Preservação é disponibilizar para todos os profissionais que produzem e realizam um manual com todas as informações necessárias para o trabalho de preservação”.
Diálogos Brasil Audiovisual é uma ação da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) que tem como objetivo ampliar o diálogo com realizadores de todas as regiões do país, discutindo as políticas públicas para fomento da produção audiovisual, colhendo contribuições para o aprimoramento destas políticas, bem como para a formulação conjunta de outros mecanismos.
Para mais informações: audiovisual@cultura.gov.br

Fonte: MinC
Por: Débora Palmeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.