quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Janela Internacional de Cinema do Recife 2011

 
Começa nesta sexta-feira, dia 4, a 4ª edição do Janela Internacional de Cinema do Recife, festival que visa integrar o cinema da capital pernambucana com o cinema como um todo. Até o dia 13 serão exibidos cerca de 160 filmes, entre curtas e longas, nacionais e internacionais, além de trazer à cidade cerca de 60 convidados brasileiros e estrangeiros.
Um dos focos dessa edição é o tema Espaço Urbano, que visa divulgar um movimento espontâneo e não-planejado de cineastas do Recife que têm filmado recentemente os conflitos da própria cidade como a verticalização, especulação imobiliária e desumanização do espaço urbano. Um exemplo é a sessão de abertura - que ocorre amanhã as 20h30, no cine São Luiz - que terá o inédito A Febre do Rato, do cineasta pernambucano Cláudio Assis (Amarelo Manga). O evento também trará a sessão O Cinema e o Espaço Urbano do Recife, com os curtas pernambucanos Eiffel, de Luiz Joaquim, Menino Aranha, de Mariana Lacerda, Quarteto Simbólico, de Josias Teófilo, Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira. 
O festival também trará alguns dos mais aguardados longas nacionais para exibição como Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios, de Beto Brant (O Invasor), um dos maiores destaques e um dos finalistas da Mostra Internacional de São Paulo, Girimunho, de Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina, que esteve presente no Festival de Veneza neste ano, e Histórias que só existem quando lembradas, de Júlia Murat, que também figurou os principais festivais internacionais de 2011. Todas as sessões serão seguidas de debates com os realizadores.
Além disso, a Janela também trará uma retrospectiva de Stanley Kubrick, exibindo 12 longas do cultuado cineasta, incluindo a versão restaurada de Laranja Mecânica, que foi exibida na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
As exibições - contendo filmes em 35 mm e digitais - ocorrerão no Cine São Luís, no centro da cidade - com os ingressos custando de R$1 a R$4 - e no cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby.
A janela terá um blog, com críticas dos filmes exibidos, atualizado diariamente pelos sete alunos selecionados para a oficina Janela Crítica. Os participantes também integrarão o júri que escolhe os melhores curtas - nacionais e internacionais - exibidos durante o evento. Mais informações, no site oficial da Janela.
Para baixar a programação completa, clique aqui.

Fonte: Cinema em Cena
por Larissa Padron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.