sexta-feira, 3 de maio de 2013

Saiba como fazer o orçamento de um projeto audiovisual

Muitos usuários acessam o Portal TelaBR em busca de dicas de como organizar o orçamento para realizar uma obra audiovisual, se inscrever em um edital ou em um projeto. Por isso, atualizamos um dos conteúdos de maior sucesso do site para vocês: o Modelo de Orçamento!
 
Existem três etapas básicas que devem ser consideradas em todos os planejamentos de gastos, são elas a “pré-produção”, a “produção” e a “finalização”.
 
Pré-produção
É a fase que corresponde ao período que antecede as gravações. Nesse período é planejada a gravação: adequação do projeto ao orçamento disponível, definição da quantidade de diárias para gravar e dos equipamentos a serem utilizados. É também quando ocorre a contratação dos membros da equipe que vão participar do filme, a definição das locações onde vão acontecer as gravações, contatos com o elenco e/ou entrevistados, cronograma de filmagem, preparação dos contratos. É na pré-produção, também, que são planejadas a edição e a finalização do vídeo.
 
Produção
Período de filmagem. É importante que todo o planejamento dessas diárias seja bem feito na pré-produção. Mas sempre existe a possibilidade de adaptar esse pré-planejamento durante o realização do filme. É preciso lembrar que, nessa etapa, também acontece a desprodução das gravações, que consiste nos pagamentos, na desmontagem da base de produção, na devolução de equipamentos etc.
 
Pós-produção
Fase em que são feitas a edição, a edição de som, a mixagem, o tratamento de imagem, efeitos de computador e a trilha sonora. É também nesse período que se realiza o marketing da obra e a negociação com as distribuidoras.
 
Além de tudo isso, é necessário lembrar que há diversas despesas administrativas que vão ocorrer durante todo o processo de realização. São elas compra de material de escritório, aluguel de uma base de produção, motoboy, correio, telefone, internet, 3G. Tudo deve estar muito bem organizado no plano inicial para que não haja imprevistos orçamentários posteriores.
 
Baixe aqui nosso modelo de orçamento para obras audiovisuais. Mas, lembre-se, a planilha deve ser adaptada de acordo com as particularidades de cada projeto!
 
Fonte: Tela Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.