segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mostra Um Certo Olhar em Cannes premia longa cambojano

Enquanto não conhecemos o grande vencedor da Palma de Ouro, que será entregue pelo presidente do júri, Steven Spielberg, neste domingo, o Festival de Cannes já tem os vencedores da mostra Um Certo Olhar.
 
A mostra, cujo júri foi presidido pelo cineasta dinamarquês Thomas Vinterberg (A Caça), premiou o longa cambojano The Missing Picture, de Rithy Panh (Condenados a Esperança). Na trama, a experiência da família do diretor durante o regime de Pol Pot no Camboja, na década de 70, é narrada em primeira pessoa através de bonecos de barro.
 
O Prêmio do Júri da mostra foi entregue ao cineasta Hany Abu-Assad (Paradise Now) pelo drama palestino Omar. Já o vencedor do Melhor Filme de Estreia foi o estadunidense Ryan Coogler por Fruitvale Station, drama biográfico sobre um tiroteio ocorrido nos Estados Unidos.
 
O prêmio de Melhor Diretor ficou para o francês Alain Guiraudie por Stranger by the Lake e o prêmio A Certain Talent ficou para o diretor Diego Quemada Diez e para o elenco do mexicano La Jaula de Oro.
 
A mostra Um Certo Olhar contou com 18 filmes em competição e, além de Vinterberg, o júri foi composto pela atriz chinesa Zhang Ziyi, a atriz francesa Ludivine Sagnier, o produtor espanhol Enrique Gonzalez Macho e a brasileira Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio.
 
 
Fonte: Cinema em Cena por Larissa Padron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.