sexta-feira, 3 de maio de 2013

Conheça os premiados na 17ª edição do Cine PE Festival Audiovisual

Aconteceu na noite de ontem, 2 de maio, a cerimônia de encerramento da 17ª edição do Cine PE Festival Audiovisual, no Teatro Guararapes, na cidade de Olinda (PE). O encerramento do evento contou com a exibição fora de competição do longa-metragem "Os sonhos de um sonhador: a história de Frank Aguiar", de Caco Milano, e com a premiação, que consagrou a comédia "Vendo ou alugo", da diretora Betse de Paula, como grande vencedora desta edição do festival.

"Vendo ou alugo", cuja estreia comercial está prevista para o dia 10 de agosto, levou 12 troféus Calunga para casa, incluindo os de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Prêmio do Júri Popular e Prêmio Especial da Crítica. Marieta Severo, homenageada nesta edição do evento, ganhou o prêmio de Melhor Atriz (também por "Vendo ou alugo"), enquanto João Miguel, protagonista de "Bonitinha, mas ordinária", ganhou o Calunga de Melhor Ator. Lauro Escorel foi premiado na categoria Melhor Fotografia por "Giovanni Improtta", e o prêmio de Melhor Trilha Sonora foi compartilhado por Bandeira Oito, Nelson Jacobina e Jorge Mautner, por "Vendo ou alugo". O documentário pernambucano "Rio Doce/CDU" ganhou o troféu Calunga na categoria Melhor Edição de Som, além da menção honrosa pela Direção de Fotografia. O Troféu Calunga, uma criação da artista plástica Juliana Notari, representa a boneca carregada pela sacerdotisa dos cultos afro-brasileiros durante a apresentação do Maracatu. Confira a lista completa de longas-metragens premiados no site do CinePE.

Na categoria Curtas-metragens, o prêmio de melhor filme ficou com “Linear”, de Amir Admoni, que também levou o prêmio de melhor edição de som. "O fim do filme", de André Dib, levou pra casa os Calungas de Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Filme pelo Júri Popular. "A galinha que burlou o sistema", de Quico Meirelles, foi considerado o filme com melhor Montagem e Fotografia, e "Íris", de Kiko Mollica, levou o Prêmio da Crítica e o prêmio de Melhor Roteiro (para José Roberto Torero). “A guerra dos gibis”, de Thiago Mendonça e Rafael Terpins, ganhou o prêmio de Direção de Arte (para Natália Vaz), "Aluga-se" ganhou o Calunga de Melhor Trilha Sonora, e “Sagatio, Histórias de Cinema” ganhou menção honrosa do festival.
 
Visite o site do Cine PE Festival Audiovisual para saber mais sobre a 17ª edição do evento.
 
 
Vencedores do CinePE 2013 | Foto: Mariana Guerra/Divulgação
 
 
Fonte: ANCINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.