segunda-feira, 27 de maio de 2013

Conheça todos os vencedores do 66º Festival de Cannes

Foram anunciados neste domingo, dia 26 de maio, os vencedores da 66ª edição do Festival de Cannes, que neste ano, teve seu júri presidido pelo diretor Steven Spielberg (A Lista de Schindler).
A Palma de Ouro, principal prêmio da competição, foi entregue para o diretor Abdellatif Kechiche (O Segredo do Grão) e para as atrizes Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux pelo drama francês A Vida de AdèleO mais longo filme em competição, com mais de três horas de duração, foi uma unanimidade entre a crítica e também levou o prêmio FIPRESCI. A trama acompanha um romance entre uma menina de 15 anos que está descobrindo a sua identidade sexual e uma misteriosa garota de cabelo azul.
 
O Grande Prêmio do Júri ficou com os irmãos Ethan e Joel Coen (Onde Os Fracos Não Tem Vez) por Inside Llewyn Davis, que acompanha um músico folk, interpretado por Oscar Isaac (Sucker Punch – Mundo Surreal). Amat Escalante (Sangre) foi eleito o Melhor Diretor pelo drama mexicano Heli, que acompanha Estela, uma menina de 12 anos que se apaixona por um cadete da polícia.
 
O Prêmio do Júri e de Roteiro foram para dois asiáticos. O primeiro ficou para o japonês Soshite Chichi Ni Naru (Like Father, Like Son), de Hirokazu Koreeda (O Que Eu Mais Desejo), que narra o drama de um pai ao descobrir que seu filho foi trocado na maternidade. Já o de Melhor Roteiro foi para o chinês Jia Zhangke (Em Busca da Vida) por Tian Zhu Ding (A Touch Of Sin), que gira em torno de quatro distintas áreas geográficas e sociais da China moderna.
 
O prêmio de Melhor Ator foi para o americano Bruce Dern (Django Livre) por Nebraska, drama em preto e branco de Alexander Payne (Os Descendentes), e o de Melhor Atriz foi para a argentina Bérénice Bejo (O Artista) pelo francês Le Passé (The Past), do iraniano Asghar Farhadi (A Separação).
 
O troféu Câmera de Ouro premiou Ilo Ilo, estreia na direção de Anthony Chen, de Cingapura, e o prêmio de Melhor Curta-Metragem ficou para Byoung-gon Moon, pelo sul-coreano Safe.
 
Além de Spielberg, também faziam parte do júri: a atriz indiana Vidya Balan (Kahaani); a diretora japonesa Naomi Kawase (Suzaku); a atriz australiana Nicole Kidman (Moulin Rouge); a diretora britânica Lynne Ramsay (Precisamos Falar Sobre o Kevin); o ator e diretor francês Daniel Auteuil (Caché); o diretor taiwanês Ang Lee (As Aventuras de Pi); o cineasta romeno Cristian Mungiu (4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias); e o ator alemão Christopher Waltz (Django Livre).
 
A atriz francesa Audrey Tautou (de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) foi a mestre de cerimônia do festival. Veja também os vencedores da Mostra Um Certo Olhar, do FIPRESCI, júri ecumênico, Semana da Crítica, Cinéfondation e Quinzena dos Realizadores.
 
Para saber mais sobre todos os concorrentes à Palma de Ouro, com fotos e trailers, clique aqui.

Fonte: Cinema em Cena por Larissa Padron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.