terça-feira, 14 de maio de 2013

Festival de Cannes começa amanhã com participações brasileiras

Começa amanhã e vai até o próximo dia 26 a 66ª edição do Festival de Cinema de Cannes, um dos festivais mais prestigiados do mundo. O festival atrai profissionais da indústria audiovisual de todos os países, abrindo espaço para talentos emergentes, nomes consagrados e eventos de negócios, além das exibições de filmes. Nesta edição, o cinema brasileiro estará presente na Semana da Crítica, na Quinzena dos Realizadores, no Mercado do Filme (Marché du Film) e na Fábrica dos Cinemas do Mundo, programa destinado a jovens realizadores de países em desenvolvimento.

Na Semana da Crítica, seção dedicada à descoberta de jovens talentos, o Brasil será representado pelo curta "Pátio", de Aly Muritiba. A Quinzena dos Realizadores, seção paralela não-competitiva, levará a Cannes a produção mineira "Pouco mais de um mês", de André Novais Oliveira, entre os nove curtas inéditos que compõem sua programação. Ambos os filmes participarão do festival com o apoio da ANCINE, por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais, que ajuda a viabilizar a exibição e promoção de filmes nacionais em eventos no exterior que fazem parte do programa. Além de "Pátio" e "Pouco mais de um mês", outros 30 curtas brasileiros fazem parte do catálogo do Short Film Corner, espaço de mercado que promove encontros, oficinas e conferências para curta-metragistas. Já A Fábrica dos Cinemas do Mundo, programa destinado a jovens realizadores de países em desenvolvimento, que acontece no âmbito do Festival de Cannes e do Mercado do Filme, também tem um brasileiro selecionado: a produção de longa-metragem "Benzinho" ("Loveling"), de Gustavo Pizzi, atualmente em estágio de desenvolvimento. Clique aqui e saiba mais.
 
Além da presença de empresas brasileiras com seus portfólios, outras ações de promoção do cinema brasileiro acontecerão no Mercado do Filme. A ANCINE e o BFI - British Film Institute promoverão um encontro entre produtores brasileiros e ingleses, no intuito de estreitar laços entre produtores do Brasil e Reino Unido. Já o Programa Cinema do Brasil, destinado à promoção do cinema brasileiro no exterior, promoverá exibições para o mercado de sete longas-metragens de empresas associadas. Veja aqui os títulos levados a Cannes pelo programa.
 
O Cinema do Brasil também manterá um estande para apoio aos associados, promoção de filmes brasileiros, realização de encontros entre profissionais e divulgação das inscrições na 5ª edição do Prêmio de Apoio à Distribuição, que concederá até 25 mil dólares a distribuidores estrangeiros para despesas de comercialização de filmes nacionais em seus mercados locais. O programa Cinema do Brasil continuará promovendo em Cannes seu Programa de Apoio aos Agentes de Vendas, que custeia despesas de promoção de filmes brasileiros em grandes festivais internacionais, e a Copa dos Distribuidores, atualmente na segunda fase.
 
Para saber mais sobre o Cinema do Brasil, acesse o site oficial do programa.
 
 
"Pátio", de Aly Muritiba, e "Pouco mais de um mês", de André Novais Oliveira, representam o Brasil no Festival de Cannes
 
 
Fonte: ANCINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.