quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cinema nacional apresenta queda em 2011




O mercado exibidor no Brasil deve bater um recorde histórico em 2011. De acordo com previsões do Boletim Filme B, o ano terá cerca de 140 milhões de ingressos vendidos e uma renda acumulada de R$1,4 bilhão, aproximadamente (os números serão consolidados definitivamente em janeiro).
Mas, apesar dos bons resultados (que se devem principalmente ao crescimento do número de salas), o cinema nacional teve uma queda no market share (porcentagem do mercado ocupado por filmes nacionais), que foi de 18%, em 2010, para 14%, em 2011. A diminuição de público e bilheteria para filmes brasileiros foram, respectivamente, 30% e 25%.
Uma queda era esperada já que no ano passado o filme Tropa de Elite 2 bateu todos os recordes, sendo não apenas o filme mais assistido do ano no país (levando mais de 11 milhões de pessoas aos cinemas), mas o filme nacional mais assistido da história. Além disso, dois outros filmes brasileiros entraram na lista dos mais assistidos de 2010: Chico Xavier e Nosso Lar.
Em compensação, neste ano mais filmes nacionais atingiram a marca de 1 milhão de espectadores, sendo sete títulos ao todo (em 2010 foram cinco longas): De Pernas Pro Ar, Cilada.com, Bruna Surfistinha, Assalto ao Banco Central, O Palhaço, O Homem do Futuro e Qualquer Gato Vira-Lata.

O Filme B também informa que A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 já é o filme mais assistido no país em 2011. Apesar de Rio ter uma maior renda acumulada (devido à sua exibição em 3D, o que encarece o ingresso), o romance vampiresco superou a animação em público acumulado, somando mais de 6,38 milhões de pessoas. Nenhum filme nacional está na lista deste ano dos 10 filmes mais assistidos no Brasil.
Fonte:Cinema em Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.