segunda-feira, 4 de março de 2013

Lançamento do Minas Territótio da Cultura



Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, dá início ao Minas Território da Cultura, programa articulado de descentralização e regionalização das ações culturais em Minas Gerais, abrangendo as dez macrorregiões do Estado, definidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.

Entre seus objetivos, estão a valorização e a divulgação da diversidade cultural mineira, a promoção do desenvolvimento regional por meio da cultura, a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais, além de difundir e aumentar a demanda pelos programas e ações do Sistema Estadual de Cultura.

O Minas Território da Cultura ocorrerá de março de 2013 a junho de 2014 e oferecerá cursos de capacitação e formação, palestras, espetáculos, exposições, mostras de cinema e leitura de editais, tudo articulado em conjunto com a comunidade e os atores locais, as instituições culturais, os artistas e os produtores.

O Minas Território da Cultura conta com a parceria de diversas prefeituras municipais, associações comerciais, instituições culturais locais, universidades, Pontos de Cultura e entidades como Sesi-MG, Sesc-MG e Sebrae Minas.

Da primeira ideia ao aplauso final

O Minas Território da Cultura é estruturado em três grandes eixos que abrangem toda a cadeia produtiva da cultura: produção, criação, exibição, circulação e formação, além dos agentes relacionados ao setor: gestores públicos municipais, artistas, produtores e sociedade.

Os três eixos são as Dinâmicas Territoriais, os Territórios do Saber e os Territórios Criativos.
 
Dinâmicas Territoriais
 
As Dinâmicas Territoriais compreendem ações voltadas para a discussão e a difusão das políticas públicas de cultura. Nelas, estão englobados planos de cultura, programas territoriais e associativismo, mecanismos de financiamento, cultura e urbanismo, programas de fomento, identidade e diversidade cultural, participação social, entre outros. E também ações de capacitação e aperfeiçoamento para gestores e entidades públicas, encontros regionais e seminários.
 
 
Territórios do Saber
 
Destinados aos produtores culturais e artistas, os Territórios do Saber contemplam ações de capacitação, formação e orientação, tanto na área artística quanto em gestão de cultura. Estão previstas, ainda, a realização de seminários artísticos, o estímulo à criação de Redes e Encontros Regionais e a difusão dos programas de fomento do Sistema Estadual de Cultura.
 
Territórios Criativos
 
Por último, mas não menos importante, os Territórios Criativos são destinados à fruição cultural, envolvendo apresentações artísticas de grupos e instituições locais, programas do Sistema Estadual de Cultura e a circulação de acervos desse Sistema (artes visuais, cinema, cultura popular, entre outros).
 
 
 
Veja o o video de lançamento do Minas Território da Cultura:
 
 
 
Fonte: Secretária de Cultura de Minas Gerais
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.