quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Martelo batido para os filmes nacionais

O ano de 2010 foi emblemático para o cinema nacional. Produções locais conseguiram alcançar expressivos números de bilheteria e levar milhões de pessoas às salas de cinema em todo o país: Chico Xavier (3 milhões e 400 mil), Nosso Lar (mais de 4 milhões), e Tropa de Elite 2 (11 milhões) foram os principais responsáveis pelo fenômeno. Em 2011 o público pode se preparar porque a tendência deve se acentuar. Uma das últimas decisões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada – o decreto nº 7.414, que estabelece a Cota de Tela e determina a diversidade mínima de títulos nacionais a serem exibidos por cada cinema do País em 2011.
A Cota de Tela é um instrumento que diversos países fazem uso para promover o aumento da competitividade e a auto-sustentabilidade da indústria cinematográfica. Os números da cota para 2011 foram fixados pelo Ministério da Cultura e pela Presidência da República a partir de estudos técnicos feitos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), após a realização de audiências com entidades representativas de produtores, exibidores e distribuidores, ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2010.
Este ano, dependendo do número de salas de exibição do complexo, os cinemas terão que apresentar, no mínimo, entre 3 e 14 filmes nacionais diferentes. A partir de 2005, o número estava fixado entre 2 e 11 longas. O aumento é compatível com o crescimento no número anual de lançamentos nacionais, que era da ordem de 30 títulos em 2001, e mais que duplicou (chegou a 80) no biênio 2009-2010.
Crescimento – O Brasil em 2010 ultrapassou o México, tornando-se o maior consumidor da América Latina em relação ao mercado cinematográfico, segundo dados do Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro, que anualmente mede números de venda de ingressos nos cinemas brasileiros.
Além disso, pela primeira vez, desde a retomada do cinema no Brasil, três filmes nacionais ultrapassaram a marca de 3 milhões de espectadores, e um filme nacional ultrapassou a barreira dos 10 milhões de espectadores, com Tropa de Elite 2, o filme nacional mais visto de todos os tempos.
No total, segundo resultados parciais, 135 milhões de espectadores passaram pelos cinemas neste ano, contra 112 milhões em 2009, representando um aumento de 20% de ingressos vendidos e 32% no rendimento de bilheterias. A renda bruta total é estimada em R$ 1,27 bilhão.

Creditos: Leidiane Montfort - Da Redação - Minc 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.