sábado, 22 de janeiro de 2011

14ª Mostra de Cinema de Tiradentes

14ª Mostra de Cinema de Tiradentes abre a temporada 2011 do audiovisual e reúne todas as manifestações da arte numa programação abrangente e gratúita 
 Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, vai inaugurar o calendário de festivais brasileiros na noite de abertura, que terá ainda homenagens a Irandhir Santos e Paulo Cezar Saraceni e uma performance exclusiva de Ronaldo Fraga 

Com exibição recorde e gratuita de 134 filmes brasileiros, a 14ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes tem início nesta sexta-feira, dia 21, a partir das 21h, no Cine-Tenda, na cidade histórica mineira de Tiradentes, que recebe toda infra-estrutura necessária para sediar uma programação cultural abrangente e gratuita. Até 29 de janeiro é esperado um público estimado em 30 mil pessoas. A noite de abertura contará com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que irá inaugurar oficialmente o calendário audiovisual brasileiro, em um de seus primeiros compromissos públicos desde a posse. 
A realização da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes conta com investimentos que são resultado da soma de esforços do Ministério da Cultura, através do Fundo Nacional de Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, junto da Petrobras e Cemig/Governo de Minas, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, através da Oi e Oi Futuro, e de empresas parceiras que reafirmam o compromisso com a promoção da cultura no Brasil. 
Nesta edição, o evento presta homenagens em duas direções – ao ator pernambucano Irandhir Santos por sua intensa e variada carreira no cinema contemporâneo e ao cineasta carioca Paulo Cézar Saraceni pela persistência na ousadia ao longo dos anos. O cinema político brasileiro, não apenas em sua temática, mas também – e principalmente – em sua forma, será o foco das discussões e exibições durante os seus nove dias de atividades gratuitas e abertas ao público em geral. 
Reconhecida no calendário de festivais como um dos principais espaços para a reflexão sobre o cinema brasileiro, a Mostra Tiradentes amplia o diálogo entre críticos, espectadores, cineastas, produtores e o poder público. O 14º Seminário do Cinema Brasileiro: ideias e perspectivas promove 12 debates da série Encontro com a crítica, o diretor e o público, que reunidos, discutirão os filmes em exibição na programação, além de cinco debates com enfoques na temática central desta edição (Inquietações Políticas) e nos homenageados – Irandhir Santos e Paulo Cezar Saraceni. Três lançamentos de livros e dois encontros de profissionais do setor também integram a programação do Seminário. 
A 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes inaugura o Cinema sem Fronteiras 2011 e  recebe toda infra-estrutura necessária para sediar uma programação cultural intensa e gratuita. São instalados três espaços de exibição – o Cine-Praça, no Largo das Fôrras  (espaço para mais de 2.000 espectadores), o Complexo de Tendas – que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 700 lugares), e o Cine-Teatro (com platéia de 150 lugares) funciona no Centro Cultural Yves Alves – sede do evento. 
Mais informações: 
No Facebook: universoproducao 
Informações: (31) 3282-2366     
(Fonte: Universo Produção)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.