Desde Mélies, nos primórdios do cinema, até os dias de hoje com filmes como "A Fuga das Galinhas" e "Guerra nas Estrelas" vários foram os animadores e curiosos que se aventuraram na animação Stop Motion. Alguns com mais interesse, desenvolvendo estudos e métodos de trabalho, outros apenas experimentando... mas todos, de uma forma ou de outra, contribuíram para aperfeiçoar esta técnica que até hoje desperta nossa curiosidade e fascinação.
Conheça um pouco sobre a história do Stop Motion e alguns de seus mais fantásticos resultados.
Conheça um pouco sobre a história do Stop Motion e alguns de seus mais fantásticos resultados.
Creditos: http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/stop/princip1.htm#efeitos


Blackton foi o que mais experimentou nessa área. Um de seus filmes mais famosos foi "O Hotel Mal-assombrado" de 1906. Nesse filme (live-action) o público podia ver, pela primeira vez, uma faca fantasma se movendo sozinha, cortando, macabramente, um pão em fatias... e muitas outras coisas do tipo.
O filme fez um sucesso imenso. As pessoas ficaram curiosíssimas, não conseguiam descobrir como as artistas tinham feito tudo aquilo. Muito simples: os objetos foram filmados em vários fotogramas, mas com um detalhe: entre um fotograma e outro, os artistas mudavam um pouco as posições dos objetos. Quando o filme era exibido, tinha-se a impressão de que eles estavam se movendo sozinhos. Essa técnica ficou conhecida como Stop Motion; por meio dela, objetos imóveis são usados para criar a ilusão de movimento.

A disputa por quem fez o primeiro filme Stop Motion é acirrada. Outro animador a quem se atribui as primeiras experiências em Stop-Motion é o inglês Arthur Melbourne Cooper. Ele realizou em 1906 "Noah´s Ark" e em 1908 "Dreams of Toyland". Esse segundo contava a estória de brinquedos que ganhavam vida enquanto as crianças dormiam, o que se tornou um tema recorrente na animação. Mas a técnica de filmar ao ar livre de Cooper produzia um estranho efeito em Stop Motion devido ao movimento de rotação da Terra, produzindo estranhas sombras saltadas. É atribuído a Cooper o uso, pela primeira vez, da animação em propaganda.
Enquanto isso, em outro filme, os rapazes da Vitagraph criaram uma batalha de navios, conseguindo efeitos incríveis com miniaturas de barcos de papel, um cenário com água de verdade, fumaça de cigarros e pipoco de pólvora. Foi a primeira vez que alguém usou efeitos especiais em animação de miniaturas.

Algum tempo depois (1908), realizou seu primeiro filme, que se chamou "Fantasmagorie". O filme era parecido com o de Blackton, mas tinha muito mais desenhos. No filme de Émile Cohl, a história era contada por meio de desenhos que se moviam na tela, e não de truques feitos com objetos reais. Depois desse primeiro filme ele realizou mais de 250 filmes de animação, nos quais experimentou de tudo: Stop Motion, efeitos especiais e até mesmo desenhar na película.

Brinquedos animados e bonecos são figuras recorrentes nos filmes do pioneiro em animação de bonecos do Leste Europeu, Ladislaw Starevicz (1882-1965). Starevicz era um excelente fotógrafo e um amante de entomologia, por isso resolveu adotar a técnica de Stop-Motion para mostrar o comportamento dos insetos. Suas primeiras animações foram com besouros e um de seus primeiros filmes "The Beautiful Leukanida" de 1910 foi um sucesso. O efeito foi tão surpreendente e a princípio inexplicável, que alguns jornalistas ingleses disseram que Starevicz filmara insetos vivos, treinados habilmente por um cientista russo. Algum tempo e muitos filmes depois, Starevicz reconheceu que seus personagens insetos eram limitados e começou a fazer filmes com bonecos, como "Town rat and Country Rat" de 1926, entre outros.
Starewicz inventou o filme de animação 3-D de movimentos interruptos (filme de bonecos) em 1910 e continuou produzindo com esta técnica mesmo depois de se aposentar em 1959 e até morrer, em 1965. Embora dirigidos emocionalmente para o público infantil, seus filmes seriam considerados "estranhos" hoje, devido às personagens e situações muitas vezes grotescas ... mas sem esquecer que o "infantil" do início do século XX era muito mais intenso do que se produz para crianças hoje em dia! Seu bonecos incluem bichos minimamente antropomórficos e bastante realísticos, tais como sapos e insetos, ursos e coelhos ou brinquedos e hortaliças demoníacas. A maioria dos seus filmes fascinantes tem duração de menos de 15 minutos e é tecnicamente impressionante, mesmo à luz dos padrões atuais. Pouca ou nenhuma fiação é visível nas cenas extremamente complexas, mesclando coisas como dezenas de bonecos intricados, em movimento simultâneo com folhas balançando ao vento, luzes ondulando ritmicamente, água com marolas e pessoas reais em retro-projeção. Um de seus filmes mais impressionantes é "The Mascot" - 1934. "O Mascote" é de longe o mais famoso dos filmes de Starewicz. Apareceu em diversos formatos ao longo dos anos, tendo sido veiculado freqüentemente até no programa de televisão "Night Flight" da USA, nos anos oitenta. A história gira em torno de um boneco-cachorro que ganha vida enquanto a pobre senhora que o está confeccionando costura uma lágrima dentro do seu peito. Ela tem uma filha cujo maior desejo na vida é ter "uma laranja". E como os tempos mudaram! O cachorro atravessa o inferno para pegar a laranja, lutando contra tudo quanto é demônio, bonecos e até o próprio Satanás.

George Pal será sempre lembrado como um brilhante visionário que transformou profundamente a arte dos filmes de animação. Como animador, Pal foi um pioneiro da animação Stop Motion. Nos anos 50 ele trouxe esse tipo de animação para os filmes live-action como "A Guerra dos Mundos", "A Máquina do Tempo" e "As 7 faces do Dr. Lao". A influência de Pal no cinema pode ser percebida atualmente nos trabalhos de George Lucas, Steven Spielberg e Gene Roddenberry.
A própria Disney, devido aos bons resultados conseguidos por animadores da época como George Pal, resolveu investir na animação Stop Motion. Surgiram assim dois filmes: "Noah´s Ark" de 1959 e "Symposium on Popular Songs" de 1962. Apesar de terem sido indicados ao Oscar não tiveram grande repercussão e por isso a Disney resolveu deixar a técnica de lado.


Jan Svankmajer é um dos grandes nomes da animação tcheca. Ele estudou na Escola de Praga, no departamento de bonecos. Fez seu primeiro filme em 1964 e durante 30 anos fez alguns dos mais memoráveis filmes de animação, influenciando cineastas e animadores desde Tim Burton aos irmãos Quay. Suas histórias são repletas de elementos surreais e macabros. Seu domínio da técnica é perfeito, seja ela argila, massinha ou criação de objetos e bonecos.

Eles se inspiraram em animadores, compositores e escritores do Leste Europeu, o que exerceu um estranho efeito em seus filmes, cuja estética possui um ar misterioso, fragmentos poéticos, trechos de músicas, um tratamento especial da luz e suas mórbidas texturas sendo que todos esses elementos contribuem para a originalidade de suas produções. Como no filme "The Cabinet Of Jan Svankmajer" de 1984, feito em homenagem ao grande animador tcheco que tanto os influenciou. Os irmãos Quay possuem uma grande paixão por detalhes, um excelente controle da cor e das texturas e uma grande habilidade no uso da câmera. Eles são verdadeiros mestres das miniaturas, em seus pequenos sets eles criam mundos inesquecíveis, paisagens sugestivas de sonhos infantis reprimidos. Seus filmes não são restritos ao tempo, eles preferem investigar o que eles chamam de poesia das sombras em um ambiente de segredos e conspirações.
Um dos mais marcantes animadores da atualidade é Garri Bardin, de origem russa. Ele não se considera um animador convencional e sim um experimentador. Ele começou escrevendo roteiros, e decidiu fazer seus próprios filmes quando não ficou satisfeito com a interpretação e realização de seu primeiro trabalho. Em suas animações Bardin utiliza o método tradicional de animação Stop Motion, sem o uso do computador. Ele também faz curtas live-action. Ser um animador russo hoje em dia não é fácil. Nos tempos da União Soviética ele era pago regularmente, mas hoje em dia há muitos problemas em se conseguir verba para fazer os filmes. Mas mesmo assim, com o mínimo de recursos ele consegue resultados maravilhosos como no filme "The Colling Prankster" de 1987, todo feito em arame. Roteiros criativos e cheios de significado são característicos em sua obra.

A produção do filme "O Estranho Mundo de Jack" reuniu os melhores animadores Stop Motion da atualidade. Foi também o primeiro filme Stop Motion a ser distribuído no mundo todo. A construção dos assustadores personagens foi meticulosamente planejada para que eles realmente se parecessem com os rascunhos de Burton. Os sets eram elaborados com grotescas construções criando um mundo surreal, repleto de texturas estranhas. Foram feitos 227 bonecos, incluindo vampiros, fantasmas, lobisomens, múmias e muito mais. Muitos deles com várias cabeças ou faces para serem substituídas durante o processo de animação, que foram muito bem executados, numa sofisticada versão dos métodos usados anos antes por George Pal.

O Studio Aardman foi fundado por Peter Lord e David Sproxton há mais de 20 anos atrás. Seus primeiros filmes foram criados na mesa da cozinha com modelos de massinha e pouco equipamento. Eles consideravam a animação um hobby e experimentaram muitas coisas desde a adolescência. Devido ao pai de David trabalhar na BBC e possuir uma câmera eles começaram a criar seus próprios filmes desde muito cedo. Alguns de seus filmes foram comprados pela BBC para serem mostrados em uma série de animação feita especialmente para crianças surdas. O personagem criado por eles se chamava Aardman e foi aí que começou uma história de sucessos. Pioneiros em criar filmes animados por personagens modelados, eles logo passaram a produzir curtas sofisticados, comerciais e programas para a televisão. Peter Lord recebeu duas indicações para o prêmio da Academia por seus filmes "Adam" de 1991 e "Wat´s Pig" de 1996. Lord também é o criador do Morph, o popular personagem de massinha para a BBC.


Entre alguns de seus trabalhos mais famosos estão o vídeo em que a boneca Barbie, da Mattel, ganha vida pela primeira vez em "Dance! Workout With Barbie®" e os bonecos M&M criados para a campanhas da Mars. Eles fizeram também trabalhos para alguns clipes do Michael Jackson e para a Disney, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.