quinta-feira, 18 de abril de 2013

É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários anuncia vencedores



O Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, cuja 18ª edição se encerrou no último domingo, 14, em São Paulo e no Rio de Janeiro, anunciou seus vencedores.

O longa "Mataram meu irmão", do paulistano Cristiano Burlan, foi o vencedor do prêmio CPFL Energia/É Tudo Verdade "Janela para o contemporâneo" de melhor documentário brasileiro. Segundo os jurados, a obra, que reconstitui os detalhes da morte de Rafael Burlan da Silva, irmão do diretor, ocorrida há 12 anos, merece destaque por "retratar de forma original e arriscada uma tragédia pessoal". "Mataram meu irmão" também levou o Prêmio ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). O longa "Em busca de Iara", de Flávio Frederico e Mariana Pamplona, ganhou uma menção honrosa pelo trabalho de pesquisa.

Na competição brasileira de curtas-metragens, "Gericinó – do lado de fora", de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra, ganhou o prêmio ABRACCINE de Melhor Curta. Já para o júri oficial do evento, o vencedor foi "Pátio", de Aly Muritiba, com seu retrato do cotidiano em uma prisão. "Pátio" levou, além do prêmio do júri oficial, o Prêmio Aquisição Canal Brasil. O curta "Sanã", de Marcos Pimentel, ganhou uma menção do júri por seu trabalho de direção, e também o prêmio ABD-SP, concedido pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas.

Nas categorias internacionais, os vencedores foram o longa "A máquina que faz tudo sumir", de Tinatin Gurchiani e o curta "Uma história para os Modlin", de Sergio Oksman. O longa-metragem "Uma vez entrei num jardim", de Avi Mograbi, recebeu o Prêmio Especial do Júri, e "A filha do inverno silencioso", de Iiris Härmä, recebeu menção honrosa do júri oficial na competição de curtas.

A partir de hoje e até o próximo dia 21, o É Tudo Verdade acontece em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil. Entre os dias 23 e 28 de abril, a programação itinerante segue para Campinas, sempre com entrada franca. Para saber mais, visite o site oficial do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade.

Fonte: ANCINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.