O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Audiovisual, lançou ontem (30), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, as três minisséries vencedoras do Edital FICTV/Mais Cultura: Natália, Brilhante Futebol Clube e Vida de Estagiário.
Durante a cerimônia de lançamento, que contou com a presença de cerca de 300 pessoas, os realizadores das três minisséries foram chamados ao palco, individualmente, e, logo após a exibição dos trailers de suas respectivas produções, falaram aos presentes das suas experiências com o edital.
Os produtores de Vida de Estagiário destacaram a importância das oficinas de roteirização para a realização dos projetos. Os realizadores de Natália ressaltaram a parceria das TVs públicas no edital, já que elas criam janelas de exibição para um formato de produção audiovisual que mescla, com qualidade, cidadania, diversidade cultural e entretenimento. Para os produtores de Brilhante Futebol Clube o edital foi uma experiência única não só para os realizadores, tecnicamente, mas para todos os envolvidos em sua produção.
A secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), Ana Paula Santana, que representou a ministra Ana de Hollanda no evento, falou de sua alegria pelo resultado do edital, e prometeu empenhar-se pela sua continuidade, bem como na formulação, em conjunto com o setor, de novos editais que contemplem, com igual êxito, todas as formas de produção para o audiovisual brasileiro.
Mário Borgneth, coordenador do edital, apresentou a cerimônia dizendo o quanto todos aprenderam ao longo dos 30 meses em que o edital foi concebido e produzido. O presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Póla Ribeiro, e a presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Teresa Cruvinel, sinalizaram sua disposição para projetos semelhantes, bem como sua torcida pela continuidade do FICTV.
O evento contou, ainda, com a presença da presidente da Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), Dora Mourão, da ex-secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC) – que coordenou o Programa Mais Cultura e viabilizou o edital FICTV -, Silvana Meirelles, dirigentes da Agência Nacional do Cinema (Ancine), entre outros diretores de entidades representativas do audiovisual brasileiro.
As minisséries do FICTV/Mais Cultura tem com o objetivo fomentar a teledramaturgia independente e viabilizar a produção de minisséries voltadas para jovens das classes C, D e E, com olhar inovador. O edital, lançado em 2008, financiou a produção das três minisséries. Natália será a primeira a estrear na TV Brasil, no próximo dia 1º de maio.
(Texto: Narla Aguiar, Ascom/SAv)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.