A 10ª edição do FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino acontecerá entre os dias 2 e 14 de julho, na cidade do Rio de Janeiro. O festival exibe filmes de todos os gêneros, regiões do país e continentes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 5 de abril.
O Femina é um festival competitivo para filmes e vídeos dirigidos por mulheres, com o objetivo de destacar o trabalho de mulheres no mercado cinematográfico brasileiro e na cultura, estimulando o surgimento de novas diretoras e a inserção da mulher no mercado de trabalho audiovisual. Para as mostras competitivas apenas serão aceitos filmes dirigidos por mulheres, assim como para a maior parte das mostras não-competitivas, com exceção do Programa Masculino-Feminino, composto de filmes dirigidos por homens com temática ou protagonismo feminino, e do Programa Dividindo a Conta, composto por filmes co-dirigidos por homens e mulheres.
Podem participar filmes produzidos a partir de julho de 2011. Para se inscrever, é necessário o preenchimento online do formulário de inscrição e o envio do mesmo, impresso, juntamente com uma cópia em DVD da obra. Para a inscrição de filmes brasileiros, os responsáveis devem indicar, na ficha, o número do CPB (Certificado de Produto Brasileiro) concedido pela Ancine. Para a inscrição no processo seletivo do festival, o CPB não será obrigatório - caso o filme seja selecionado, o mesmo será solicitado. Todos os custos com transporte de DVD e outros materiais são da responsabilidade do candidato. Veja o endereço de envio e mais informações no regulamento. A lista dos trabalhos selecionados será divulgada até o dia 6 de maio no site oficial do Femina.
Os prêmios serão divididos nas categorias: Prêmio Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino da Competição Internacional; Prêmio Especial do Júri da Competição Internacional; Melhor Direção Internacional; Prêmio para Melhor Destaque Feminino Internacional; Grande Prêmio Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino da Competição Nacional; Prêmio Especial do Júri da Competição Nacional; Melhor Direção Nacional e Prêmio para Melhor Destaque Feminino Nacional. O júri será composto por profissionais do setor audiovisual.
O FEMINA é realizado anualmente, e é o primeiro evento no Brasil e na América Latina dedicado à cinematografia feita por mulheres. Na edição passada, o festival recebeu mais de 800 filmes para seleção, vindos de 61 países. Destes, 90 filmes (longas, médias e curtas-metragens) de 24 países foram exibidos. A abertura ficou a cargo do premiado “Histórias que só existem quando lembradas” da diretora carioca Júlia Murat. Para mais informações sobre o festival, acesse o site oficial do Femina - Festival Internacional de Cinema Feminino.
Fonte: ANCINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.