Desde a última sexta-feira, 14, teve início em Brasília a reunião dos colegiados setoriais do CNPC, com a 7ª Reunião Ordinária do Colegiado Setorial de Artes Visuais. Os encontros, que se estenderão até o dia 4 de novembro, servirão de base à oficina do Plano Nacional de Cultura, que será realizada na capital nos dias 7 e 8 do mesmo mês. Todo esse processo marca a inserção dos colegiados no processo de consulta pública aberta desde o dia 21 de setembro e que se encerra no próximo dia 20 de outubro.
Na reunião do setorial de Artes Visuais, a tônica das contribuições dos membros foi todas no sentido de ampliar o texto das metas e adequá-lo a enorme gama de possibilidades que hoje a tecnologia propicia as Artes Visuais que há muito deixaram de ser representada apenas por desenho e pintura.
Muitas das solicitações de mudança e de criação de novas metas no setorial de Arteis Visuais tiveram por mote a explosão multimídia e tecnológica do fim do século XX e começo do XXI, assim como as possibilidades de se produzir e difundir a arte, potencialmente acentuadas pelas inovações tecnológicas.
Entre as sugestões aprovadas pelo Conselho Setorial de Artes Visuais está a disponibilização, na internet, dos conteúdos que estejam em domínio público ou licenciados dos produzidos pela Funarte e, ainda, que os cineclubes passem a ser vistos como espaços de difusão das Artes Visuais, ampliando seu campo de atuação para além do setor audiovisual.
O membro do colegiado na área de produção artística, Tibério França avaliou positivamente o encontro. “É muito importante esse encontro, pois precisamos analisar o conjunto de metas do PNC e ver onde se adéqua com o nosso plano
setorial. Desse modo, contribuímos para que o plano seja abrangente sem ser excludente e defendemos o que foi proposto pelo segmento na Conferência Nacional de Cultura”, disse Tibério.
A Coordenadora-Geral do Conselho Nacional de Políticas Culturais, Maria Helena Signorelli, reforçou a importância do debate das metas do PNC em nível dos colegiados, sem deixar de considerar o peso que terão frente às sugestões feitas pela sociedade em geral. Mesmo sendo chanceladas pelos colegiados, ela não crê que essas contribuições tenham maior peso em relação as feitas pela sociedade em geral.
“Não acredito que a Secretaria de Políticas Culturais (SPC) dará peso maior a essas contribuições, mas a aprovação das metas passará pelo CNPC, merecendo destaque. Em última instância, eles também representam a sociedade civil”, disse coodenadora.
Oficinas do PNC
O trabalho desenvolvido pelos membros do colegiado de Artes Visuais terá continuidade nas reuniões dos demais setoriais nas próximas semanas. Após esta etapa, todos os setoriais se reunião em Brasília, nos dia 7 e 8 de novembro, na oficina do Plano Nacional de Cultura. Na ocasião, a Secretaria de Políticas Culturais apresentará o resultado preliminar sistematizado da consulta pública aos representantes de todos colegiados, membros do CNPC e secretários do Ministério da Cultura.
A oficina também será um momento de contribuição e avaliação do plano de metas. Após esse encontro e das definições realizadas nesse último momento, será redigida a versão final que será apresentada ao plenário do CNPC na 16ª e última reunião do conselho em 2011, nos dias 28 e 29 de novembro.
Veja abaixo as próximas reuniões dos colegiados setoriais:
18 e 19/10/2011 – Colegiado de Dança
20 e 21/10/2011 – Colegiados de Moda e Música
25 e 26/10/2011 – Colegiados de Teatro e Circo
31/10 e 01/11/2011 – Colegiados de Culturas Populares e Livro, Leitura e Literatura
03 e 04/11/2011 – Colegiados de Culturas Indígenas
28 e 29/11/2011 – 16ª Ordinária do CNPC
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.