O Ministério da Cultura acaba de anunciar que Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro, filme de José Padilha (Ônibus 174), é a escolha brasileira para disputar uma das cinco vagas de melhor filme estrangeiro na 84ª edição dos prêmios da Academia.
A inscrição do filme foi inusitada, já que seu lançamento ocorreu em 2010, mas em outubro, quando Lula - O Filho do Brasil já havia sido o escolhido - e acabou não sendo um dos cinco indicados. O único representante brasileiro na cerimônia do ano passado foi Lixo Extraordinário, uma co-produção com a Inglaterra, indicado a Melhor Documentário, mas acabou perdendo para Trabalho Interno.
No entanto, após a inscrição, a escolha por Tropa de Elite 2 era esperada, já que o filme bateu vários recordes nacionais, sendo o líder de bilheteria e público de 2010 no país, levando mais de 11 milhões aos cinemas e arrecadando mais de R$102 milhões nas bilheterias, o que superou, inclusive, o blockbuster Avatar, que por ter muitas cópias em 3D levava a vantagem de ter o ingresso com preço mais alto. A última vez que um filme nacional ficou no topo das bilheterias brasileiras foi em 2005, com Dois Filhos de Francisco. O longa da produtora Zazen também possui o recorde de ser um dos raros casos em que um filme independente é líder no ranking.
Porém, o principal recorde de Tropa de Elite 2 é ser o filme brasileiro mais visto de todos os tempos, superando o público de quase 11 milhões de pessoas de Dona Flor e Seus Dois Maridos, em 1976.
Agora é só torcer para o filme ser um dos cinco escolhidos para a cerimônia, e ser, quem sabe, o primeiro filme brasileiro a levar a estatueta do Oscar. O anúncio dos indicados oficiais será no dia 24 de janeiro. A 84ª cerimônia da Academia será no dia 26 de fevereiro.
Fonte: Cinema em Cena
por Larissa Padron
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.