terça-feira, 4 de outubro de 2011

É Tudo Verdade abre inscrições para 2012

Até 17 de dezembro próximo estão abertas as inscrições para documentários brasileiros e internacionais visando participar do É Tudo Verdade 2012 – 17º Festival Internacional de Documentários.
Fundado e dirigido pelo crítico de cinema Amir Labaki, o mais importante evento dedicado exclusivamente à produção não-ficcional na América do Sul, será realizado entre 23 e 31 de março simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O circuito de itinerâncias será posteriormente divulgado. O festival tem entrada gratuita em todas as sessões.

É exigido ineditismo absoluto no país para os longas e médias-metragens documentais candidatos a disputar a mostra competitiva nacional, cujo prêmio, no valor de R$ 110.000, é a maior premiação para documentários brasileiros, independentemente de compromissos com distribuição em salas ou veiculação televisiva.
Não há exigência de ineditismo para a competição de curtas-metragens brasileiros, mas a seleção dará preferência a produções inéditas. O mesmo critério vale para a seleção de títulos nacionais para as mostras informativas do festival (O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano).
Em sua 16a edição, em 2011 o É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários foi uma co-realização da Petrobras, BNDES, CPFL Energia, Centro Cultural Banco do Brasil, Riofilme, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo através do PROAC, Cinemark e Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91).
O É Tudo Verdade mantém suas atividades para além do período do festival em prol da cultura do documentário no Brasil. Desde 2002, seu diretor, Amir Labaki, escreve a coluna semanal É Tudo Verdade sobre cinema e documentários no caderno Eu & Cultura do diário de economia e finanças Valor Econômico.
No final de 2004, o É Tudo Verdade iniciou seu programa semanal no Canal Brasil dedicado a documentários nacionais. Por meio da Agência Doc, o site do festival (www.etudoverdade.com.br) divulga notícias regulares sobre a produção e difusão de documentários no Brasil e no mundo.
A história das 15 primeiras edições do festival pode ser conhecida no volume “É Tudo Cinema”, de Amir Labaki, lançado em 2010 pela Imprensa Oficial.
Fonte: Canal Brasil, com Amir Labaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.